sexta-feira, 1 de abril de 2011

Israel 2010


A Via Dolorosa, que vai da porta de Santo Estevão até à Igreja do Santo Sepulcro, foi, de acordo com a tradição cristã, o caminho percorrido por Jesus até ao local da crucificação, antes da sua morte. Do caminho constam 14 etapas, que destacam momentos importantes da caminhada, das quais 5 estão dentro da própria igreja. Hoje, grande parte desse percurso faz parte do quarteirão muçulmano.



Durante o dia cristãos ortodoxos e católicos em rituais de fé profunda, carregando grandes cruzes de madeira, misturam-se com o olhar indiferente dos comerciantes muçulmanos e de mulheres de cara tapada, tudo temperado com turistas em massa de todas as partes do mundo e elementos do exército israelita, num verdadeiro cozinhado étnico/ religioso/ político. A chamada "Caldeirada à Jerusalém".



4 comentários:

Silvares disse...

Na "minha" aldeia há um lugar lá mais para o alto a que chamamos "O Calvário". Desde o adro da igreja até ao Calvário há umas quantas cruzes onde se pára quando sai a procissão do Domingo de Páscoa, com a imagem do Nosso Senhor (dos Passos?) vestido de roxo, a carregar a cruz e a suar as estopinhas (sou capaz de jurar que sua sangue, mas não tenho a certeza). Por esse país fora há uma "via dolorosa" em cada aldeola... Jerusaqui!

rui sousa disse...

Rui, nem mais. Pelo país, pelo mundo, pela vida. A Via Dolorosa é um verdadeiro património da humanidade. Jerusalém, Jerusaqui, Jerusporaífora.

Silvares disse...

Se os nomes de árvores indicam raízes judaicas eu tenho muitas costelas dessa gente. Vê bem o meu nome: Rui Manuel Silvares de Figueiredo Nogueira e Carvalho. Parece um jardim botânico!

rui sousa disse...

Rui, um verdadeiro Oliveira da Figueira, portanto. :)