segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ISRAEL 2010

Mesquita da Cúpula da Rocha e Muro das Lamentações

Ano novo, cadernos novos. Esta vista da Cúpula da Rocha e do Muro das Lamentações dá o mote para o arranque de uma viagem por alguns lugares da Terra Santa. Viajar por Israel é tropeçar a cada esquina na densidade da história, na intensidade a que se desenrola diariamente a vida do país e finalmente na tensão da relação entre as pessoas. Como alguém um dia disse, o que fascina em lugares como este ( Israel ) é esta mistura absolutamente impressionante de raças, religiões e modos de vida diferentes, o que entristece logo a seguir é ver a incapacidade de todos eles conseguirem viver uns com os outros. Mas se esta verdade é complexa de gerir no dia-a-dia para quem ali vive, já para o viandante estrangeiro a única coisa que se pode pedir é que desfrute de toda aquela riqueza da natureza humana, com sentido critico e sensibilidade apurada, mas também sem preconceitos nem facciosismos primários. Israel é um país que impressiona logo à saída do avião. Como é que pessoas saídas directamente da câmara de horrores que foi a segunda guerra mundial conseguiram erguer um país ( e que país ) em tão pouco tempo, é a pergunta que fica. Depois, à medida que vamos mergulhando nas diferentes realidades, novos e contraditórios sentimentos nos voltam a assaltar … mas cada coisa a seu tempo.


3 comentários:

ff disse...

Ola Rui,

Bom Ano; boas viagens :-)
não é um comentário ao seu "moleskine" virtual... mas é uma forma de contacto. Sei que está a fazer um trabalho para as nossas amigas abetardas ;-) está a gostar?
beijinho, permita-me.

Fernanda Freitas

Rui Sousa disse...

Olá Fernanda
Pois é verdade que tenho o trabalho ( texto ) em mãos mas ainda não o comecei a ilustrar porque a Cátia me disse que ainda não era a versão final. Entretanto gostei da versão que li e tenho já algumas ideias. Vou falar com a Cátia para saber o ponto da situação.
Deixo-lhe aqui também o meu email para futuros contactos
ruis70@gmail.com
Um beijinho e até breve

Rui Sousa disse...

... e já agora um bom ano de 2011 também para si.