terça-feira, 26 de outubro de 2010

Agosto 2010 e as férias de Aníbal Arsénio Teixeira de Sousa

Para quem anda distraído neste mundo vale a pena recordar que Maria dos Prazeres Anjos Malhôa, foi uma mulher muito popular em anos que já lá vão. Estrela da Pop daquém e dalém mar, arrastou multidões durante um bom par de anos e fez as delicias da juventude masculina do tempo. Diziam que nas horas de lazer se dedicava a descobrir praias desertas e a tomar banhos da forma como tinha vindo ao mundo, nas águas cristalinas da costa sul de Portugal. Mas … um dia … desapareceu. Há quem diga que se cansou do mediatismo e se refugiou numa casa modesta, escondida nos confins do mundo, que vendeu todos os discos de ouro que tinha e se dedicou à agricultura ( a moderna agricultura biológica ) e a criar galinhas ( as chamadas galinhas do campo ). Há também quem diga que foi o mar que a levou, que se enamorou dela e não mais a libertou. Dizem que na noite de 12 para 13 de Agosto, se estiver lua cheia e a maré vazia ela aparece das profundezas do mar e caminha durante 3 minutos e meio sobre a água. Diz quem já viu que é coisa digna de se ver e que só por causa disso devia ser feita uma alteração ao PDN costeiro para se construir um santuário dedicado à Diva. Dizem que seria bom para o turismo e para a economia local, trazia empregos e aproveitava-se uma praia abandonada e deserta que da maneira como está também não serve para nada. Dizem.

( cont. )


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Agosto 2010 e as férias de Aníbal Arsénio Teixeira de Sousa

Da bagagem do veraneante campista balnear não pode deixar de figurar o inseparável insuflável - made in China. É com ele que o nosso amigo Aníbal Arsénio se diverte, flutuando ao sabor das ondas, a descobrir as enseadas desertas debaixo dos quarenta graus de temperatura das duas horas da tarde. Este ano, conseguiu finalmente localizar, a mítica praia da Malhôa, que deve o seu nome à famosa lenda: a lenda da Malhôa.

( cont. )

domingo, 24 de outubro de 2010

Agosto 2010 e as férias de Aníbal Arsénio Teixeira de Sousa

Chegado ao camping da Xafurdeira o nosso Arsénio Anibal é rei e senhor. O Verão está aí para ser desfrutado. E é já com as fortes musculaturas à mostra que se entrega ao mais apreciado e estimado exercício de qualquer campista que se preze: tratar da bela sardinhada e da salada de pimentos assados.

( cont. )


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Agosto 2010 e as férias de Aníbal Arsénio Teixeira de Sousa


INÍCIO

É em momentos como este, em que o general Inverno parece ter chegado sem aviso prévio que mais apetece regressar ao nosso tão querido mês de Agosto para darmos conta das maravilhosas férias balneares de Aníbal Arsénio Teixeira de Sousa e restante família.
Vamos lá então recordar aquela que foi a caminhada, no pára/ arranca do trânsito, até às simpáticas e famosas praias vicentinas da costa alentejana, precisamente, no dia primeiro de Agosto, como qualquer bom português que se preze.
( continua )

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Agosto 2010


Trancoso - praça do pelourinho

Em 1492 mais de cem mil judeus atravessaram a fronteira portuguesa para fugirem à ordem de perseguição da inquisição espanhola. Mantiveram-se por cá alguns anos, até a coroa/ igreja portuguesa decidir fazer exactamente o mesmo. Os que não conseguiram, então, voltar a fugir tiveram que se converter ao catolicismo, à força, passando a ser designados por cristãos novos.

O sapateiro António Gonçalves Annes Bandarra terá sido, muito provavelmente, o mais conhecido dessa nova comunidade nascida em Trancoso. As suas profecias, em verso, de cariz messiânico, levaram-no a ser acusado pela inquisição portuguesa de judeu. Viria, no entanto, a ser ilibado, mas obrigado a nunca mais escrever textos de interpretação teológica.

Treze anos antes do nascimento do famoso poeta era ditada uma outra sentença a um outro santo ilustre filho da terra, que eu não resisto a transcrever:

SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE

TRANCOSO

(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5º, maço 7)

"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e
dois anos, será degredado
de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos
dos cavalos, esquartejado o seu corpo
e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes
distritos, pelo crime de que foi arguido e que ele
mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com
vinte e nove afilhadas e tendo elas noventa
e sete filhas e trinta e sete filhos;
- de cinco irmãs teve dezoito filhas;
- de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas;
- de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas;
- de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas;
- dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve
três filhas, da própria mãe teve dois filhos.

Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze
do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido
em cinquenta e três mulheres".

"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em
liberdade aos dezassete dias do mês de Março
de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região
da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e
guardar no Real Arquivo da Torre do Tombo esta sentença,
devassa e mais papéis que formaram o
processo".

Tanto um como o outro figuram hoje na galeria dos notáveis da terra, por razões diametralmente opostas … claro está.

As voltas que o mundo dá.